sábado, 17 de fevereiro de 2018

Dr. House 1ª Temp Ep 1: Piloto

Uma das ideia desse blog é analisar e comentar os episódios da série Dr.House, sob a ótica médica. Tentei criar uma ordem cronológica de como as informações aparecem no episódio e discussões que julguei interessantes de acordo com o enredo. A anamnese segui o que foi apresentado no episódio, por isso não está completa

Anamnese

Identificação (ID)
Rebeca 29 anos, professora do jardim de infância, 
religião: judaica

História da Doença atual (HDA)
Há um mês depois de um final de semana com o namorado, Rebecca chegou no trabalho pela manhã e apresentou afasia (perda da linguagem) seguindo por tontura e taquicardia, como também uma Convulsão (distúrbio que se caracteriza pela contratura muscular involuntária de todo o corpo ou de parte dele, provocada por aumento excessivo da atividade elétrica em determinadas áreas cerebrais). Ao longo desse mês teve deterioração progressiva do estado mental

História Mórbida Familiar (HMF)
Mãe: morreu do coração
Pai: quebrou as costas no trabalho e morreu

Exames complementares:
-Testes para os 3 tipos de câncer mais comuns: negativos
-Tomografia: negativo

Diante desse quadro, a principal hipótese diagnostica foi: 

Tumor Cerebral

Foi iniciada a radioterapia, mas sem resultados.


Diagnóstico diferencial
-Aneurisma
-Vasculite Cerebral
-Síndrome isquêmica
-Doença de Creutzfeldt-Jakob

Doença de Creutzfeldt-Jakob

É uma desordem neurodegenerativa de rápida progressão e invariavelmente fatal, cuja etiologia, acredita-se, ser devida a um isômero anormal de uma glicoproteína conhecida como proteína do prion (PrP). A DCJ caracteriza-se por uma encefalopatia em que predominam demência, mioclonias, sinais piramidais, extrapiramidais e cerebelares, com óbito ocorrendo geralmente após um ano do início dos sintomas e afetando faixas etárias mais elevadas.


#1 Durante a ressonância de contraste a paciente teve um fechado de glote -ela era alérgica ao contraste gadolíneo-  sendo necessário uma cricotomia.

#2 Paciente apresentava VHS alto, então foi admistrado prednisona (Antiinflamatório esteroidal) com o intutido de diagnosticar Vasculite e tratar a doença. 

Velocidade de hemossedimentação (VHS) ou taxa de sedimentação de eritrócitos ou velocidade de Sedimentação (VS) é a taxa na qual os eritrócitos precipitam no período de uma hora. Mede, portanto, o grau de sedimentação dos glóbulos vermelhos de uma amostra de sangue, num dado intervalo de tempo.É um teste comum na hematologia, usado para uma medida não específica da inflamação. 
A velocidade de sedimentação das hemácias é influenciada pelos níveis séricos de fibrinogênio, de imunoglobulinas e de outras proteínas de fase aguda, além de eventual anemia.  O VHS pode ser útil na documentação de processos infecciosos, inflamatórios ou neoplásicos, na avaliação do grau de atividade ou da extensão da doença de base e, em alguns casos, da resposta à terapêutica instituída. Apesar de inespecífico, o VHS é indispensável na investigação e acompanhamento de casos de arterite temporal ou de polimialgia reumática, orientando o tratamento mesmo antes do resultado de eventual biópsia. Além disso, a comprovação de um VHS normal praticamente afasta aquelas duas possibilidades diagnósticas¹. 


#3 Foreman vai até o local de trabalho da professora e acha uma papagaio na escola. Assim, cria a hipótese: 


Psitacose: também conhecida como ornitose ou febre dos papagaios, é uma doença infecciosa causada por clamídias (agente etiológico: Chlamydia psittaci).
Ela pode evoluir para doença neurológica.

#4 Paciente vinha apresentando melhora com a prednisona, porém começa com cegueira súbita seguida de uma parada cardiorrespiratória. Foi reanimada

#5 Paciente apresenta alteração no estado mental e capacidade verbal, com progressivo dano cognitivo.
Conduta: retirar a prednisona e observar a velocidade em que ela morre. Assim, é possível ter uma ideia do que está causando  causando a morte. 



>Foreman faz uma investigação na Casa da paciente, lá ele encontra presunto.
Então House conclui que ela comia carne de porco, o que de acordo com a religião Judaica - ela era judia. 

#6 Presunto gera a hipótese: Neurocisticercose

 O diagnostico é feito com um raio-x, pois a paciente se nega a realizar qualquer outro procedimento invasivo.

Resumo da Taenia 

Intro:são vermes da classe cestoda ( taenia solium e saginata)
➢Hospedeiro definitivo: homem
➢Hospedeiro intermediário: suínos

Ciclo: 
➢O porco, hospedeiro intermediário, ingere os ovos que, ao chegarem no intestino, liberam a oncosfera;
➢entram na corrente sangüínea e se aloja em alguns tecidos (cisticerco): Musculatura esquelética , cardíaca (60 dias após) passam ser infectantes para o homem;
➢estes ao ingerir carne crua ou mal cozida desenvolve a teníase;
➢Após a ingestão os cisticercos fixam-se na mucosa intestinal até o seu desenvolvimento completo(3 meses);
➢Através da ingestão de ovos(água / alimentos) ou vômito;
➢Após passar por estômago/intestino o embrião passa para corrente sanguínea,podendo alcançar os órgãos.



A ingestão dos cisticercos na carne crua ou mal passada causa Teníase, mas não cisticercose. A cisticercose humana ocorre quando o homem ingere os ovos da T.solium. Os ovos por ação do sulco gástrico são convertidos em oncosfera, que são absorvidos pela mucosa intestinal e alcançam a circulação sanguínea disseminando para os órgãos. Nos quais se transformam nos cisticercos.

Quadro Clínico

A maioria dos indivíduos infectados por Taenia é assintomático. Porém, alguns pacientes apresentam sintomas relacionados a inflamação da mucosa, hipo ou hipersecreção de muco, alteração da motilidade intestinal, requerimento nutricional do verme fenômeno toxico alérgico a distância . As manifestações podem ser: tonturas, fraqueza insonia, cefaleia, náusea, vômito e etc. 

Neurocisticercose

A principal  forma de clínica de apresentação da cisticercose no SNC é a NEUROCISTICERCOSE . Pacientes que apresentam início de quadro de epilepsia na vida adulta, pois o cisticerco funciona como foco irritativo, especialmente quando degenera e ativa a reação imune local.  Hidrocefalia pela obstrução do fluxo do líquorico pode levar a sinais de hipertensão intracraniana, como cefaléia, náusea, vômito, borramento de visão e rebaixamento do nível de consciência. 

Diagnótico

➢Parasitológico
➢Pesquisa de ovos (método hoffmann)
➢Tamização (ácido acético/proglotes).


Tratamento da neurocisticercose 

Praziquatel 50mg/kg/dia + Dexametasona durante 21 dias,, associado com anticonvulsivantes 

No episódio eles usam

Albendazol 15mg/kg/dia durante 30 dias



Análise Ética

O episódio é cheio de situações interessantes na área das humanidades médicas e bioética. Vou comentar apenas uma cena.

Princípio da Não-maleficência: englobado originalmente no princípio da beneficência e dele posteriormente derivado, obriga a minimizar o mal às pessoas e, sempre que possível, remover completamente as causas de dano. Tam- bém emana da tradição hipocrática: “ primum nihil nocere ” (em primeiro lugar não fazer mal ou causar dano!).


Tuskegee

O Estudo da Sífilis Não-Tratada de Tuskegee foi um experimento médico realizado pelo Serviço Público de Saúde dos Estados Unidos (SPS) em Tuskegee, Alabama, entre 1932 e 1972.[1] O experimento é usado como exemplo de má conduta científica.
Foram usadas 600 homens sifilíticos como cobaias em um experimento científico: 399 para observar a progressão natural da sífilis sem o uso de medicamentos e outros 201 indivíduos saudáveis, que serviram como base de comparação em relação aos infectados².



Josef Mengele

Josef Mengele   foi um oficial alemão da Schutzstaffel (SS) e médico no campo de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Mengele foi um notório membro da equipe de médicos responsáveis ​​pela seleção das vítimas a serem mortas nas câmaras de gás e por realizar experimentos humanos mortíferos em prisioneiros. Os experimentos realizados por Mengele em gêmeos incluíam a amputação desnecessária de membros, a infecção intencional de um gêmeo com tifo ou outras doenças e transfusão de sangue de um gêmeo no outro³.



Referências

1. Sox H.C., Liang M.H. The erythrocyte sedimentation rate. Ann Int Med 1986; 104:515-23.
2. Caldwell, J. G; E. V. Price; et al. (1973). «Aortic regurgitation in the Tuskegee study of untreated syphilis». J Chronic Dis. 26 (3): 187–94
3. Josef Mengele and Experimentation on Human Twins at Auschwitz, Children of the Flames; Dr. Josef Mengele and the Untold Story of the Twins of Auschwitz, Lucette Matalon Lagnado and Sheila Cohn Dekel, and Mengele: the Complete Story by Gerald Posner and John Ware.

Nenhum comentário:

Postar um comentário